PIB Trimestral - 2º Trimestre 2013

[ Home]
04/09/2013

Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último dia 30 de agosto de 2013, revelaram que a Construção Civil cresceu 3,8% no segundo trimestre de 2013, na comparação com o trimestre imediatamente anterior. O resultado, que foi bem superior ao desempenho registrado nos primeiros meses do ano (0,4%), foi o melhor apresentado no segmento industrial e surpreendeu positivamente o setor. A finalização de grandes obras, como os estádios para a Copa das Confederações, é um dos motivos que pode ajudar a explicar o desempenho do setor no País neste período. No primeiro semestre de 2013 a Construção Civil cresceu 1,4% (na comparação com igual período de 2012). De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), as estimativas para o crescimento da Construção para este ano permanecem em cerca de 3%.

O desempenho da economia no segundo trimestre também surpreendeu, registrando incremento de 1,5% de abril a junho, na comparação com o período de janeiro a março. Este número foi superior as estimativas do mercado, que apontavam alta de 0,7% a 1,3%. A Agropecuária cresceu 3,9%, a Indústria 2,0% e os Serviços 0,8%. A Formação Bruta de Capital Fixo (que representa os investimentos na economia em máquinas, equipamentos e na Construção Civil), apresentou alta de 3,6% neste período, o terceiro trimestre consecutivo de expansão. Ressalta-se que o Brasil precisa aumentar a sua taxa de investimento, atualmente em 18,6% do PIB, para fortalecer o seu crescimento. Vários especialistas e analistas estimam que, para manter a expansão da economia, de forma sustentada, o País precisaria de uma taxa de investimentos de cerca de 25% do PIB. Neste contexto, destaca-se a importância da Construção Civil.

A Pesquisa Focus, realizada semanalmente pelo Banco Central, em sua edição de 30/08, estimou que a economia nacional apresentará expansão de 2,32% em 2013.


Links


Clique aqui para ter acesso os dados do PIB.